Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenho da sequência de ensino, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em docência universitária, que visa promover a aprendizagem das ideias fundamentais da inferência estatística paramétrica nos alunos da cadeira de Estatística da carreira de Contad...
Guardado en:
Autores principales: | , |
---|---|
Formato: | Artículo revista |
Lenguaje: | Español |
Publicado: |
Ediciones UNL
2023
|
Materias: | |
Acceso en línea: | https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/CE/article/view/12661 |
Aporte de: |
id |
I26-R133-article-12661 |
---|---|
record_format |
ojs |
institution |
Universidad Nacional del Litoral |
institution_str |
I-26 |
repository_str |
R-133 |
container_title_str |
Biblioteca Virtual - Publicaciones (UNL) |
language |
Español |
format |
Artículo revista |
topic |
Teaching Sequence Statistical Population Descriptive and Inferential Statistics Secuencia de enseñanza Población estadística Estadística descriptiva e Inferencial Sequência de ensino População estatística Estatística descritiva e inferencial |
spellingShingle |
Teaching Sequence Statistical Population Descriptive and Inferential Statistics Secuencia de enseñanza Población estadística Estadística descriptiva e Inferencial Sequência de ensino População estatística Estatística descritiva e inferencial Santarrone, María Alejandra Meyer, Roberto Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
topic_facet |
Teaching Sequence Statistical Population Descriptive and Inferential Statistics Secuencia de enseñanza Población estadística Estadística descriptiva e Inferencial Sequência de ensino População estatística Estatística descritiva e inferencial |
author |
Santarrone, María Alejandra Meyer, Roberto |
author_facet |
Santarrone, María Alejandra Meyer, Roberto |
author_sort |
Santarrone, María Alejandra |
title |
Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
title_short |
Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
title_full |
Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
title_fullStr |
Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
title_full_unstemmed |
Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
title_sort |
población estadística. propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenho da sequência de ensino, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em docência universitária, que visa promover a aprendizagem das ideias fundamentais da inferência estatística paramétrica nos alunos da cadeira de Estatística da carreira de Contador Público da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional do Litoral da República Argentina. Baseia–se na engenharia didática (a partir da abordagem ontológico–semiótica do conhecimento e instrução matemática) e é concebida sob os paradigmas educacionais emergentes nos cenários contemporâneos, que estão estabelecendo mudanças nas concepções metodológicas que orientam a formação de professores. tecnologia para algo ainda mais próximo no tempo, como o turbilhão da virtualidade em tempos de pandemia. |
publisher |
Ediciones UNL |
publishDate |
2023 |
url |
https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/CE/article/view/12661 |
work_keys_str_mv |
AT santarronemariaalejandra poblacionestadisticapropuestadeensenanzaparafavorecerelaprendizajedelasideasfundamentalesdelainferenciaestadisticaparametrica AT meyerroberto poblacionestadisticapropuestadeensenanzaparafavorecerelaprendizajedelasideasfundamentalesdelainferenciaestadisticaparametrica AT santarronemariaalejandra statisticalpopulationteachingproposaltofavorthelearningofthefundamentalideasofparametricstatisticalinference AT meyerroberto statisticalpopulationteachingproposaltofavorthelearningofthefundamentalideasofparametricstatisticalinference AT santarronemariaalejandra populacaoestatisticapropostadeensinoparafavoreceraaprendizagemdasideiasfundamentaisdainferenciaestatisticaparametrica AT meyerroberto populacaoestatisticapropostadeensinoparafavoreceraaprendizagemdasideiasfundamentaisdainferenciaestatisticaparametrica |
first_indexed |
2023-06-07T23:06:11Z |
last_indexed |
2023-06-07T23:06:11Z |
_version_ |
1770623617950810112 |
spelling |
I26-R133-article-126612023-06-01T22:02:47Z Población estadística. Propuesta de enseñanza para favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica Statistical population. Teaching proposal to favor the learning of the fundamental ideas of parametric statistical inference População estatística. Proposta de ensino para favorecer a aprendizagem das ideias fundamentais da inferência estatística paramétrica Santarrone, María Alejandra Meyer, Roberto Teaching Sequence Statistical Population Descriptive and Inferential Statistics Secuencia de enseñanza Población estadística Estadística descriptiva e Inferencial Sequência de ensino População estatística Estatística descritiva e inferencial O objetivo deste trabalho é apresentar o desenho da sequência de ensino, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em docência universitária, que visa promover a aprendizagem das ideias fundamentais da inferência estatística paramétrica nos alunos da cadeira de Estatística da carreira de Contador Público da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional do Litoral da República Argentina. Baseia–se na engenharia didática (a partir da abordagem ontológico–semiótica do conhecimento e instrução matemática) e é concebida sob os paradigmas educacionais emergentes nos cenários contemporâneos, que estão estabelecendo mudanças nas concepções metodológicas que orientam a formação de professores. tecnologia para algo ainda mais próximo no tempo, como o turbilhão da virtualidade em tempos de pandemia. The objective of this work is to present the design of the teaching sequence, carried out within the framework of the master's thesis in university teaching that seeks to promote the learning of the fundamental ideas of parametric statistical inference in the students of the chair of statistics of the career of Public Accountant in the Faculty of Economic Sciences of the National University of the Litoral of the Argentine Republic. It is based on a didactic engineering (from the ontological–semiotic approach of mathematical knowledge and instruction) and is conceived under the emerging educational paradigms in contemporary scenarios, which are establishing changes in the methodological conceptions that guide teacher training. in University Teaching, from information technology to something even closer in time, such as the maelstrom of virtuality in times of pandemic. El presente trabajo tiene como objetivo dar a conocer el diseño de la secuencia de enseñanza, realizada en el marco de la tesis de maestría en docencia universitaria que persigue favorecer el aprendizaje de las ideas fundamentales de la inferencia estadística paramétrica en los alumnos de la cátedra de estadística de la carrera de Contador Público en la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional del Litoral de la República Argentina. El mismo se basa en una ingeniería didáctica (desde el enfoque ontológico–semiótico del conocimiento y de la instrucción matemáticos) y es concebido bajo los paradigmas educativos emergentes en los escenarios contemporáneos, que están estableciendo cambios en las concepciones metodológicas que orientan la formación de profesores en Docencia Universitaria, desde las tecnologías de la información hasta algo más aún cercano en el tiempo como ha sido la vorágine de la virtualidad en tiempos de pandemia. Ediciones UNL 2023-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/zip https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/CE/article/view/12661 10.14409/rce.2022.19.e0018 Ciencias Económicas; Vol. 2 Núm. 19 (2022): Revista Ciencias Económicas; e0018 Ciencias Económicas; Vol. 2 No. 19 (2022): Revista Ciencias Económicas; e0018 2362-552X 1666-8359 10.14409/rce.2022.19 spa https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/CE/article/view/12661/17426 https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/CE/article/view/12661/17427 Argentina Derechos de autor 2023 María Alejandra Santarrone, Roberto Meyer http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |